PESQUISA DE MODA

1. APRESENTAÇÃO
- Quem sou eu? - Quem é você?
- O que faz com que eu seja eu e você seja você?
- A forma como meu corpo se apresenta é como eu apresento o meu corpo.
Eu sou Mariângela Felippe, Figurinista, Estilista, Pedagoga com Especialização em Pedagogia da Arte, onde desenvolvi uma pesquisa de Moda.
Ao iniciar a minha apresentação com estes questionamentos tenho a intenção clara de provocação: As relações que traçamos em nossas vidas, as escolhas, os atravessamentos que tivemos nos fazem sermos únicos, exclusivos e diferentes; podemos nos agrupar por partidos, por seguidores de estilo musical, por gosto gastronômico, por profissão, mas mesmo dentro de um grupo de iguais, somos únicos, exclusivos e diferentes. A forma como lidamos e mostramos estas diferenças sempre despertou em mim o desejo de entendimento, provocando uma pesquisa que não tem pretensão de ser estanque. A pesquisa ganhou o nome de “A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA...” programação visual corporal: o patchwork do vestir. Os dados e o texto estão abertos a visitações em:http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15692/000688897.pdf?sequence=1 mas as variações e olhares sobre ela são infinitos e neste espaço proponho levantar pontos para debater, discutir e rever as análises dos dados. Quais são as ligações entre as escolhas de como nos mostrar ou nos esconder, qual o olhar eu dispenso para algo ou alguém, o que eu excluo em algo para não olhar e/ou ao mesmo tempo faço um foco específico em algum detalhe para fixar este mesmo olhar promovendo a produção de sentido nas nossas vivências cotidianas e das quais, somos um produto direto e exclusivo. Desta forma, meu trabalho tomou muitos recortes, e não é sem razão tratá-lo de patchwork, um patchwork do vestir.
Este trabalho trata do corpo como suporte do discurso e da arte, posta na roupa e mostrada ao mundo, carregada na pele, no corpo, no exercício diário de vestir/despir, mostrar/esconder, desvelar/ocultar e dos critérios selecionados pelos sentidos e vivencias para a produção de sentido de estar no mundo. Discute-se a leitura que fazemos desse mundo, de como nos colocamos nele, e das formas pelas quais nos mostramos ou nos escondemos e a significação que damos ao ato de pertencimento ou não a um determinado grupo; a visibilidade e/ou neutralidade possível de nossa identidade pessoal, grupal ou global, traduzida em nossas roupas.
A pesquisa foi realizada por intermédio de questionários respondidos por trezentas e sessenta e seis (366) pessoas. Os dados relativos a esses questionários possibilitaram pensar que os critérios que balizam as escolhas do vestuário, implicam em expectativas de sermos olhados, admirados, detestados, esquecidos ou ignorados e estão pautados pelos olhares que destinamos aos outros e os significados com os quais lemos suas presenças e aparências. Por fim, percebo que tais critérios são escolhas pessoal que cada sujeito elege dentro do que lhe é ofertada pelas suas relações, vivências e entorno social.
A pesquisa foi realizada no ano de 2008 e a Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Pedagogia da Arte, no Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da Arte da FACED - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sob orientação da Profa. Dra. Ruth Sabat. Posteriormente como aluna PEC (Programa de Educação Continuada), nesta mesma entidade tive a colaboração da Dra. Analice Dutra Pillar.
2. PESQUISA
Desde que iniciei o meu trabalho como figurinista, estilista, costureira, ou mesmo como consultora de estilo, sempre tive uma curiosidade sobre as escolhas das roupas que as pessoas estão vestindo e não raro pergunto: - Porque você está com esta roupa hoje? As respostas foram as mais variadas possíveis, desde aquela pessoa que olha o dia e ouve a previsão do tempo até aquela pessoa que diz que pegou a primeira roupa que encontrou. O que me interessa com esta pergunta é fazer com que os questionados pensem que a escolha diária do vestir vai muito além deste dia, deste instante, onde abro o meu armário e escolho o que vou vestir. Esta escolha já foi feita no momento da aquisição desta peça: Mas qual foi mesmo o critério usado para que uma roupa permaneça entre os meus pertences e tenha o aval de representar o que eu sou? Se me esconde ou me mostra demais, se me revela o contorno do corpo mais ou menos... Estas escolhas já foram feitas.
2.1. FORMATO DA PESQUISA: Etapa única, com o preenchimento de um questionário simples, onde verifico os quesitos principais para aquisição de roupas.
2.2. AVALIAÇÃO: Pontuação, sobre o que os participantes levam em consideração ao adquirir uma peça de roupa, e qual a importância deste critério ao olhar para os outros no seu cotidiano e no seu grupo de atuação.
2.3. OBSERVAÇÃO: Ao final do questionário deixo um espaço para anotações e observações que por ventura posso ter deixado de mencionar, ou mesmo para que o entrevistado possa colaborar com algo que gostaria de comunicar.
2.4.PÚBLICO ALVO: Pessoas acima dos 17 anos, desde que sejam estudantes, e/ou já tenham terminado o segundo grau. Num total de 366 (trezentos e sessenta e seis) participantes.
2.5. QUESTIONÁRIO: Em uma tabela com os itens relacionados os participantes deveriam enumerar os quesitos de 1 (um) a 18 (dezoito) de acordo com o seu critério de escolha, para aquisição de suas roupas na primeira coluna; e na segunda coluna, o valor dado ao mesmo quesito ao olhar para alguém, o que mais lhe chama atenção.
Quando comecei a conferir os resultados percebi que alguns participantes não haviam colocado a numeração de 1 a18, valorando os quesitos com números não repetidos, mas sim colocando para alguns valores que determinavam seus critérios iniciais muitos números 1 (um) e para os seus critérios finais muitos números 18 (dezoito). Desta forma ao computar os números, poderia correr o risco de não ser tão precisa a contagem, uma vez que para alguns itens poderia ter até mais votos do que números de questionários participantes. A solução por mim encontrada foi executar duas contagens. A primeira delas levando em conta apenas os questionários respondidos onde para cada item um número apenas; considerei também, os que excluíram alguns itens por terem achado-os irrelevantes e que, nem todos os itens mereceriam sua atenção, nestes casos, considerei a resposta deles na primeira contagem, pois me informaram entender o funcionamento da pesquisa, e excluíram o que para eles não era importante.
Para os participantes que numeraram de outra forma formulei uma segunda contagem, incluindo-os nesta. Os excluídos no total foram apenas 4 (quatro), pois os valores referidos aos quesitos ou foram inidentificáveis 2 (dois) ou não respondidos 2 (dois).
2.7. FICHA DE QUESTIONÁRIO
Idade:___________ Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
Executa atividade remunerada? ( ) Sim ( ) Não
Enumere de 1 (um) a 18 (dezoito) os itens abaixo listados por ordem de primeira escolha na aquisição de uma roupa. Considere a coluna da esquerda (a primeira da folha) para quando VOCÊ DECIDIR A COMPRA. E a coluna da direita (última da folha), para o grau de importância que você dá ao item, quando a roupa for dos outros, estiver vestida em pessoas que você olha.
Quando “VOCÊ”
escolhe e decide a compra de sua roupa Quesitos Nota para a IMPORTÂNCIA que você atribui ao quesito, no vestir dos “OUTROS”
A. Material ecológico
B. Cor
C. Estamparia
D. Modelo
E. Está na moda
F. Marca / grife
G. Conforto
H. Diferencial (detalhes diferentes)
I. Preço
J. Facilidade de pagamento
L. Realça uma parte do corpo
M. Serve perfeito (sem ajustes)
N. Roupas temáticas: Time futebol, super-heróis, banda de música, acontecimentos históricos, religião, meu grupo.
O. Roupa de brechó
P. Proteção
Q. Viu em uma vitrine
R. Viu alguém usando (TV, Revista)
S. Outro...
Observações:_______________________________________________________________________________________________________________________________

3. RESULTADOS
3.1. TABELA 01 – ESCOLHA PESSOAL (primeira e ultima opção)

Escolha pessoal
Primeira opção – 1ª contagem Escolha pessoal
Última opção – 1ª contagem
1º -D. Modelo 96 -O. Roupa Brechó 112
2º -G. Conforto 56 -N. Roupa Temática 50
3º -I. Preço 40 -A. Roupa Ecológica
-R. Viu Alguém Usando 30
4º -B. Cor 33 ------------------- ------
5º -H. Diferencial
-M. Serve Perfeito 25 -F. Marca/Grife 23
6º ----------------- -------- -L. Realça Parte Corpo 17
7º -F. Marca/Grife
-L. Realça Parte Corpo 9 -P. Proteção 15
8º ------------------ -------- -J. Fácil Pagamento 7
9º -E. Está na Moda 8 -E. Está na Moda
-H. Diferencial 5
10º -Q. Viu Vitrine 3 ---------------------- ------
11º -A. Mat. Ecológico
-C. Estamparia
-N. Roupa Temática
-O. Roupa Brechó 2 -C. Estamparia
-M. Serve Perfeito
-Q. Viu Vitrine 4
12º -------------------- ------ ---------------------- ------
13º -------------------- ------ ---------------------- ------
14º -------------------- ------ -B. Cor
-G. Conforto
-I. Preço 2
15º -J. Fácil Pagamento
-S. Outro (Loja q Trabalho) 1 --------------------------- ----------
16º ---------------------- -------- --------------------------- ----------
17º -P. Proteção:
-R. Viu Alguém Usando TV/Revista -------- -S. Outro (Fácil Passar) 1
18º -------------- -------- ----------------------- ----------

3.2. OBSERVAÇÃO DOS PESQUISADOS
Masc.( ): Não me importo como os outros se vestem, não gosto de usar roupas igual de outras pessoas.
Fem. 23: Tanto na roupa que escolho para o meu uso quanto a que me chama atenção na roupa das demais pessoas eu escolho o diferencial. Prefiro usar roupas que ninguém tem (que seja modelo único).
Fem. 42: Sempre observo o diferencial e o bom gosto de cada um.
Fem. 29: Se eu observar a roupa e gostar, os demais detalhes não importam muito.
Masc. 22: Normalmente não compro roupas, então meus critérios em relação a moda são insignificantes. (Respondeu todo o questionário).

3.3. TABELA 03 – OLHAR OS OUTROS (primeira e ultima opção)

Olhar para os Outros
Primeira opção – 1ª contagem Olhar para os outros
Última opção – 1ª contagem
1º -D. Modelo 75 -O. Roupa Brechó 55
2º -B. Cor 60 -R. Viu Alguém Usando 49
3º -H. Diferencial 39 -A. Roupa Ecológica 48
4º -L. Realça Parte Corpo 31 -N. Roupa Temática
-P. Proteção 37
5º -E. Está na Moda 26 --------------------------- -----------
6º -F. Marca/grife 22 -F. Marca/grife 15
7º -M. Serve Perfeito 16 -G. Conforto 14
8º -C. Estamparia 15 -M. Serve Perfeito 12
9º -A. Material Ecológico
-G. Conforto 7 -Q. Viu em Vitrine 11
10º --------------------------- -------- -E. Está na Moda 9
11º -N. Roupas Temáticas 5 -L. Realça parte Corpo 8
12º -O. Roupa Brechó
-R. Viu Alguém Usando 3 -H. Diferencial 6
13º --------------------------- -------- -C. Estamparia 5
14º -I. Preço 2 -D. Modelo 4
15º -J. Fácil Pagamento
-Q. Viu em Vitrine
-S. Outro (Forma de pensar) 1 -B. Cor 2
16º --------------------------- ------- -I. Preço
-S.Outro (Estado de espírito) 1
17º --------------------------- -------- ----------------------------- ------------
18º -P. Proteção -------- -J. Fácil Pagamento ------------

3.4. OBSERVAÇÃO DOS PESQUISADOS
Fem. 21: O que importa não é a marca, mas o diferencial do produto, conforto e modelo que forneça para o comprador o bem estar e o conforto.
Mas. 31: Um homem elegante e de bom gosto como eu está sempre bem vestido, mesmo que não perca horas se arrumando.
Fem. 24: Para mim o importante é gostar do que está vestindo, se sentir bem, não importa a marca ou o preço.
Fem 52: Gosto de roupas que me sinta bem. Se gosto não ligo preço nem marca, compro. Mas negocio o valor sempre e condições de pagamento. Nas outras pessoas não dou muita importância na roupa, pois acho a roupa uma coisa muito individual.

4. ANÁLISE DOS DADOS

Para efeito de análise, utilizei a primeira contagem, por esta razão as tabelas aparecem com a numeração de 01 (um) e 03 (três). As demais tabelas e toda a pesquisa encontram-se em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15692/000688897.pdf?sequence=1.